Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

MARLI DE OXUM





ONLINE
1






Total de visitas: 38130
ODÉ e OTIM











Saudação:Oquebambo
Número: 07 e seus múltiplos
Cor: Azul forte e branco (odé)
Azul forte e rosa (otim)
Guia: Azul e Branca e Rosa
Oferendas: Costela e Chuleta
de Porco e Feijão Miúdo
Ferramentas:Arco e flecha,
funda, bodoque
Dia: Sexta-Feira
Aves:
Quatro-Pés: Casal de Porcos

Lendas:

Conta-se no Brasil que Odé era irmão de Ogum e de Bará, todos os três filhos de Iemanjá.Bará era indisciplinado e insolente com sua mãe e por isso ela o mandou embora. Os outros dois filhos se conduziam melhor. Ogum trabalhava no campo e Odé caçava na floresta das vizinhanças, de modo que a casas estava sempre abastecida de produtos agrícolas e de caça. Iemanjá, no entanto, andava inquieta e resolveu consultar um babalaô. Este lhe aconselhou proibir que Odé saísse à caça, pois se arriscava a encontrar Ossanha, aquele que detém o poder das plantas e que vivia nas profundezas da floresta. Odé ficaria exposto a um feitiço de Ossanha para obrigá-lo a permanecer em sua companhia. Iemanjá exigiu então, que Odé renunciasse a suas atividades de caçador. Este, porém, de personalidade independente, continuou sua incursões à floresta. Ele partia com outros caçadores, e como sempre faziam, uma vez chegados junto a uma grande árvore (ìrokò), separavam-se, prosseguindo isoladamente, e voltavam a encontrar-se no fim do dia e no mesmo lugar. Certa tarde, Odé não voltou para o reencontro, nem respondeu aos apelos dos caçadores. Ele havia encontrado Ossain e este lhe dera para beber uma poção onde foram maceradas certas folhas, como amúnimúyè, cujo nome significa "apossa-se de uma pessoa e de sua inteligência", o que provocou em Odé uma amnésia. Ele não sabia mais quem era nem onde morava. Ficou, então, vivendo na mata com Ossain, como predissera o babalaô.
Ogum, inquieto com a ausência do irmão, partiu à sua procura, encontrando-o nas profundezas da floresta. Ele o trouxe, mas Iemanjá não quis receber o filho desobediente. Ogum revoltado pela intransigência materna recusou-se a continuar em casa (é por isso que o lugar consagrado a Ogum está sempre instalado ao ar livre).Odé voltou para a companhia de Ossanha, e Iemanjá desesperada por ter perdido seus filhos, transformou-se num rio, chamado Ògùn (não confundir com Ògún , o orixá).
· Narrador desta lenda chamou a atenção para o fato de que "esses quatro deuses iorubás -Bará, Ogum, Odé e Ossanha - são igualmente simbolizados por objetos de ferro e vivem todos ao ar livre.".
Uma lenda explica como surgiu o nome de ÒSÓÒSÌ , derivado de ÒSÓWUSÌ ( o guarda-noturno é popular):

"Olófin Odùduà, rei de Ifé, celebrava a festa dos novos inhames, um ritual indispensável ao início da colheita, antes do quê, ninguém podia comer destes inhames. Chegado o dia, uma grande multidão reuniu-se no pátio do palácio real. Olófin estava sentado em grande estilo, magnificamente vestido, cercado de suas mulheres e de seus ministros enquanto os escravos o abanavam e espantavam as moscas, os tambores batiam e louvores eram entoados para saudá-lo. As pessoas reunidas conversavam e festejavam alegremente, comendo dos novos inhames e bebendo vinho de palma. Subitamente um pássaro gigantesco voou sobre a festa, vindo pousar sobre o teto do prédio central do palácio. Esse pássaro malvado fora enviado pelas feiticeiras, as Ìyámi Òsòrònga, chamadas também as Eléye, isto é, as proprietárias dos pássaros, pois elas utilizam-nos para realizar seus nefastos trabalhos. A confusão e o desespero tomaram conta da multidão. Decidiram, então, trazer, sucessivamente, Oxotogum , o caçador das vinte flechadas, de Idô; Oxotogí, o caçador de quarenta flechas, de Moré; Oxotobá, o caçador das cinqüenta flechas, de Ilarê , e finalmente Oxotokanxoxô, o caçador de uma só flecha, de Iremã. Os três primeiros, muito seguros de si e uns tanto fanfarrões, fracassaram em suas tentativas de atingir o pássaro, apesar do tamanho deste e da habilidade dos atiradores. Chegada a vez de Oxotokanxoxô, filho único, sua mãe foi rapidamente consultar um babalaô, que lhe declarou: \\\' Seu filho está a um passo da morte ou da riqueza. Faça uma oferenda e a morte tornar-se-á riqueza.\\\' Ela foi então colocar na estrada uma galinha, que havia sacrificado, abrindo-lhe o peito, como devem ser feitas as oferendas às feiticeiras, e dizendo-lhes três vezes: \\\' Que o peito do pássaro receba esta oferenda\\\'. Foi no momento preciso que seu filho lançava sua única flecha. O pássaro relaxou o encanto que o protegia, para que a oferenda chegasse ao seu peito, mas foi a flecha de Oxotokanxoxô que o atingiu profundamente. O pássaro caiu pesadamente, se debateu e morreu. Todo mundo começou a dançar e cantar: \\\'Oxó é popular! Oxó é popular! Oxowussi! Oxowussi!! Oxowussi!
Características Positivas:

Filhos de Odé são pessoas espertas e com iniciativa, nasceram para a liberdade, inteligentes, meigos, exigentes, cultos e sensíveis de temperamento infantil, brincalhão, participante e alegre. Amantes irresponsáveis amam sobre tudo a natureza e a liberdade.Tem grande sensibilidade artística, são extremamente organizados, podem ser grandes amigos e estão sempre prontos para tudo.

Características Negativas:

ciumentos, possessivos e inseguros. Narcisistas, egoístas, vaidosos a ponto de acharem que são os melhores em tudo. Temperamentais, quando estão com raiva podem até ficar perigosos. Aborrecem-se fácil e por qualquer motivo.

No Batuque, estes dois Orixás são cultuados juntos. São os protetores das matas e dos animais silvestres e selvagens.

Os filhos de Otim são quase inexistentes, pois na Mitologia, Otim não teve filhos na terra, dando assim as cabeças dos filhos para Odé. Com o passar dos tempos já se nota a existência de filhos de Otim, caso raro e absurdo para muitos Pais-de-Santo.

Não se sacrifica para um sem dar para o outro, os animais são os mesmos, mudando apenas o sexo.

Rezas

Ossampa erepê amam oluro erepê
Responder: Ossampa erepê amam oluro erepê
Mineró mineró Odé mineró Odé o
Responder: Mineró mineró Odé mineró Odé o
Odé omata
Responder: Otimboro Odé
E mota e mota otimboroô
Responder: Odé omota timboro
Odé omata
Responder: Otimboro Odé
Ajacuna pamirô ajacuna ajacuna pamirô o ajacuna olemote emote afarireo ajacuna pamirô
Responder: Ajacuna jamirô ajacuna ajacuna pamirô o ajacuna olemote emote afarireo pamirô
Olemote emote afarireo
Responder: Ajacuna pamirô
Odé pamilaro
Responder: Odé pamilaro
Odé pamilaro safamodé
Responder: Pamilaro safamodé
E aba o aba Odé
Responder: Ara çoçô a Odé
Cecarelê cacarelê
Responder: Ace ace carelê
Digalaire lairepe diagalaire lairepê digala
Responder: E epê digalaire lairepê digala
Ebereçulá ebereçulo ebereçulá ae ao
Responder: Ebereçulá ebereçulo ebereçulá ae ao
Otim e ae
Responder: E ae
Otim acarô
Responder: Acorô
Otim abeçu
Responder: Acorô
Eloamachite adibeô
Responder: Eloamachite adibeô
Beni beni seodéo beni beni seodéo acacao dão cunfarerê beni beni seodéo
Responder: Beni beni seodéo beni beni seodéo acacao dão cunfarerê beni beni seodéo
E a coquino quê
Responder: Oquê acoquino oquê o quê
Odé cemalaia ceçumalé Odé cemalaia ceçumalé
Responder: Oro oro cundê cemalaia ceçumalé
Ogum béo
Responder: Ogum béo
E edipê
Responder: Adioê
Adioelo
Responder: Adioelogum
Colimote coni chabim
Responder: Otim
Elibobô é com eleci com eleci ocutaô
Responder: Elibobô é com eleci com eleci ocutaô

Jêje

Eleoabrequete o abrequete oara
Responder: Oia bobô e o abrequete o abrequete oara oiá bobô