Sites Grátis no Comunidades.net

MARLI DE OXUM





ONLINE
1






Total de visitas: 38202
OIÁ







Saudação:Epaiêio
Número: 07 e seus múltiplos
Cor: Vermelho e Branco
Guia: Vermelho e Branco
Oferendas: : Pipoca, Iapeté de batata doce
Ferramentas:espada, par de aliança, cálice, moedas, raio
Dia: Terça-feira
Aves: Galinha vermelha
Quatro-Pés: Cabrita Branca

Lendas:

IANSÃ- DONA DO TETO
OIÁ-IANSÃ
Oiá é a divindade dos ventos, das tempestades e do rio Níger que, em iorubá, chama-se Odò-Oya . Foi a primeira mulher de Xangô e tinha um temperamento ardente e impetuoso. Conta uma lenda que Xangô enviou-a em missão na terra dos baribas, a fim de buscar um preparado que, uma vez ingerido, lhe permitiria lançar fogo e chamas pela boca e pelo nariz. Oiá, desobedecendo às instruções do esposo, experimentou esse preparado, tornando-se também capaz de cuspir fogo, para grande desgosto de Xangô, que desejava guardar só para si esse terrível poder.
Oiá foi ao entanto, a única das mulheres de Xangô que, ao final do seu reinado, segui-o na sua fuga parta Tapá. E, quando Xangô recolheu-se para debaixo da terra, em Kossô ela fez o mesmo em Irá.
Antes de se tornar mulher de Xangô, Oiá tinha vivido com Ogum. A aparência do deus do ferro e dos ferreiros causou-lhe menos efeito que a elegância o garbo e o brilho do deus do trovão. Ela fugiu com Xangô, e Ogum, enfurecido, resolveu enfrentar seu rival; mas este último foi à procura de Olodumaré, o deus supremo, para lhe confessar que havia ofendido a Ogum. Olodumaré interveio junto ao amante traído e recomendou-lhe que perdoasse a afronta. E explicou-lhe: "Você, Ogum, é mais velho do que Xangô! Se, como mais velho, deseja preservar sua dignidade aos olhos de Xangô e aos dos outros orixás, você não deve se aborrecer nem brigar: deve renunciar a Oiá sem recriminações". Mas Ogum não foi sensível a esse apelo, dirigido aos sentimentos de indulgência. Não se resignou tão calmamente assim, lançou-se à perseguição dos fugitivos e, trocou golpes de varas mágicas com a mulher infiel, que foi, então, dividida em nove partes. Este número 09, ligado a Oiá, está na origem de seu nome Iansã.

Uma outra indicação da origem desse nome nos é dada pela lenda da criação da roupa de Egúngún por Oiá. Roupas sob a quais, em certas circunstancias, os mortos de uma família volta a terra a fim de saudar seus descendentes. Oiá é o único orixá capaz de enfrentar e dominar os Egúngún.
Oiá lamentava-se de não ter filhos. Esta triste situação era conseqüência da ignorância a respeito das suas proibições alimentares. Embora a carne de cabra lhe fosse recomendada, ela comia a de carneiro. Oiá consultou um babalaô, que lhe revelou seu erro, aconselhando-a a fazer oferendas, entre as quais deveria ser um tecido vermelho. Este pano, mais tarde, haveria de servir para confeccionar as vestimentas dos Egúngún. Tendo cumprido essa obrigação, Oiá tornou-se mãe de nove crianças, o que se exprime em iorubá pela frase: "Ìyá ommo mésàn", origem de seu nome Iansã.

Existe uma lenda conhecida na África e no Brasil, que explica de que maneiras os chifres de búfalo vieram a ser utilizados no ritual do culto de Oià-Iansã:

"Ogum foi caçar na floresta. Colocando-se à espreita, percebeu um búfalo que vinha em sua direção. Preparava-se para matá-lo quando o animal, parando subitamente, retirou a sua pele. Uma linda mulher apareceu diante de seus olhos. Era Oiá-Iansã. Ela escondeu a pele num formigueiro e dirigiu-se ao mercado da cidade vizinha. Ogum apossou-se do despojo, escondendo-o no fundo de um depósito de milho, ao lado de sua casa, indo, em seguida, ao mercado fazer a corte à mulher-búfalo. Ele chegou a pedi-la em casamento, mas Oiá recusou inicialmente. Entretanto, ela acabou aceitando, quando de volta a floresta, não mais achou a sua pele. Oiá recomendou ao caçador a não contar a ninguém que, na realidade, ela era um animal. Viveram bem durante alguns anos. Ela teve nove crianças, o que provocou o ciúme das outras esposas de Ogum. Estas, porém, conseguiram descobrir o segredo da aparição da nova a mulher. Logo que o marido se ausentou, elas começaram a cantar: \\\\'Máa je, máa mu, àwo re nbe nínú àká\\\\', \\\\'Você pode beber e comer ( e exibir sua beleza), mas a sua pele está no depósito (você é um animal)\\\\'.
Oiá compreendeu a alusão; encontrando a sua pele, vestiu-a e, voltando à forma de búfalo, matou as mulheres ciumentas. Em seguida, deixou os seus chifres com os filhos, dizendo: \\\\'Em caso de necessidade, batam um contra o outro, e eu virei imediatamente em vosso socorro.\\\\' É por essa razão que chifres de búfalo são sempre colocados nos locais consagrados a Oiá-Iansã."
Características Positivas:

Pessoas prestativas e trabalhadeiras, comunicativas, sensíveis e reservadas, ao mesmo tempo falantes e amigas. Perseverantes, otimistas, despachadas, categóricas, sabem o que querem. São dotadas de muita imaginação, decisões rápidas e audaciosas.Charmosas e atraentes.

Características Negativas:

São vingativas, difíceis de perdoar e se aborrecem facilmente. Chantagistas, mentirosas e gostam de intrigas. Extremamente agitadas e confusas. Atrás da meiguice se esconde um forte veneno.

Rainha dos raios, ventos e tempestades, Iansã é um Orixá feminino, enérgico, sensual e autoritário. Na mitologia dos Orixás Iansã primeiramente foi casa com Ogum, traindo-o mais tarde com Xangô, não abandonando as relações com seus primeiro casamento.

Em outra passagem mitológica, Iansã é presenteada por Xapanã, que a concede o poder sobre os eguns - espíritos maléficos, tornando-se conhecida também por a Rainha dos Eguns.

Rezas

Oiá madê ário acaraô lo jocoló
Responder: Oiá madê ário acaraô lo jocoló
Oi ucadeo oiá docô acaraô lo jocoló
Responder: Oiá madê ário acaraô lo jocoló
Oberece manicéo
Responder: Oia docô obecéo
Osonireo oberece cari de Ogum
Responder: Osonireo oberece cari de Ogum
Oberece cari de Ogum oanireu eoateuáo
Responder: Oberece cari de Ogum oanireu eoateuáo
Ogum oiá mauerutê
Responder: Obecéo oro corô
Ogum onira eloatauô
Responder: Ario onira obecéo
Ogum onira eloatomio
Responder: Ario onira obecéo
Eloatauao
Responder: Ario onira obecéo
Eloatomio
Responder: Ario onira obecéo
Amaia maia maia jarô jarô amaia omocepéo jarô jarô
Responder: Amaia maia maia jarô jarô amaia omocepéo jarô jarô
Ogum méla méla deu
Responder: Aliança é de loiá
Oiá calulu Iansã cenin ebó
Responder: Oiá calulu oiá cenin ebó
Ogum siribó paco taco maraçó Ogum siribó paco taco maracó Ogum siribó orixá oriocô
Responder: Ogum siribó paco taco maraçó Ogum siribó paco taco maracó Ogum siribó orixá oriocô
Ogum Ogum siribó
Responder: Orixá oriocô
Iansã Ogum siribó
Responder: Orixá oriocô
Aliança é deloiá paliança aquilodá
Responder: Aliança é deloiá paliança aquilodá
Aliança é deloiá aliança é deloiá aliança é deloiá é orumalé emodibau
Responder: Aliança é deloiá aliança é deloiá aliança é deloiá é orumalé emodibau
Aliança e deloiá parananfo aquilojá
Responder: Aliança e deloiá parananfo aquilojá
Obiaodoa oiadê obiaodoa oiadê eleuará epê obiaidia oiadê
Responder: Obiaodoa oiadê obiaodoa oiadê eleuará epê obiaidia oiadê
Açageuae
Responder: Adeuae
Açageuemi
Responder: Adeuae
Oidoni Totô Iansã adupê Odocoo Marejo
Responder: Oidoni Totô Iansã adupê Odocoo Marejo
Ogum Laçapadô Iansã
Responder: Ococô Minhanhã Oiá
Ogum lepafune
Responder: Epa
Ogum elebará
Responder: Epa
Iansã com Ogum
Responder: Epa
Ogum com Iansã
Responder: Epa
Beléu eléu eléu elisô
Responder: Beléu eléu eléu elisô
Oiarebete
Responder: Arepê
Onicororô oquibiloiará aminilaba loquiloiá
Responder: Onicororô oquibiloiará aminilaba loquiloiá
Écodoéco onicorô
Responder: Oiadocô oianiqué
Oia e eae
Responder: Oia e eae
Fará Ogum fará Ogum fará daumiceró eró
Responder: Fará Ogum fará Ogum fará daumiceró eró
Ogum alaie
Responder: Fará Ogum fará
Oloire é para amao oloiré é paratô
Responder: Oloire é para amao oloiré é paratô
Erundê aoiadocô eró
Responder: Erundê aoiadocô eró
Oiadocô
Responder: Eró eró

Jêje

Obilaia obilaia
Responder: Oiá maque quere
Xangô Loiá
Responder: Oquere quere ouquese
Xangô Iansã
Responder: Oquere quere ouese
Oiá oiá oiá nogodô oiá nigodô sapata nigodô
Responder: Oiá oiá oiá nogodô oiá nigodô sapata nigodô
Xangô Baí oiá Docô Aganjú cabecile Xangô Baí
Responder: Xangô Baí oiá Docô Aganjú cabecile Xangô Baí