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MARLI DE OXUM





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OXALÁ







Saudação:Epaô Baba!
Número: 08 e seus múltiplos
Cor: branco e preto
Guia: Branca e Preta
Oferendas: Canjica Branca e Merengue
Ferramentas: jóias em prata, caramujo, sol, cajado, pomba de prata
Dia: Domingo
Aves: Galinha Branca
Quatro-Pés: Cabrita Branca
Lenda:

Òrìsànlá ou Obàtálá, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco". Foi o primeiro a ser criado por Olodumaré, o deus supremo. Tinha um caráter bastante obstinado e independente.Oxalá foi encarregado por Olodumaré de criar o mundo com o poder de sugerir (àbà) e o de realizar (àse). Para cumprir sua missão, antes da partida, Olodumaré entregou-lhe o "saco da criação". O poder que lhe fora confiado não o dispensava, entretanto de submeter-se a certas regras e de respeitar diversas obrigações como os outros orixás. Uma história de Ifá nos conta como. Em razão de seu caráter altivo, ele se recusou fazer alguns sacrifícios e oferendas a Bará, antes de iniciar sua viagem para criar o mundo.

Oxalá pôs-se a caminho apoiado num grande cajado de estanho, seu òpá osorò ou paxorô, cajado para fazer cerimônias. No momento de ultrapassar a porta do Além, encontrou Exu-Bará, que, entre as suas múltiplas obrigações, tinha a de fiscalizar as comunicações entre os dois mundos. Exu-Bará descontente com a recusa do Grande Orixá em fazer as oferendas prescritas, vingou-se o fazendo sentir uma sede intensa. Oxalá, para matar sua sede, não teve outro recurso senão o de furar com seu paxorô, a casca do tronco de um dendezeiro. Um líquido refrescante dele escorreu: era o vinho de palma. Ele bebeu-o ávida e abundantemente. Ficou bêbado, e não sabia mais onde estava e caiu adormecido. Veio então Olófin-Odùduà, criado por Olodumaré depois de Oxalá e o maior rival deste. Vendo o Grande Orixá adormecido, roubou-lhe o "saco da criação", dirigiu-se à presença de Olodumaré para mostrar-lhe o seu achado e lhe contar em que estado se encontrava Oxalá. Olodumaré exclamou: "Se ele está neste estado, vá você, Odùduà! Vá criar o mundo!" Odùduà saiu assim do Além e encontrou diante de uma extensão ilimitada de água. Deixou cair a substância marrom contida no "saco da criação". Era terra. Formou-se, então, um montículo que ultrapassou a superfície das águas. Aí, ele colocou uma galinha cujos pés tinham cinco garras. Esta começou a arranhar e a espalhar a terra sobre a superfície das águas. Onde ciscava, cobria as águas, e a terra ia se alargando cada vez mais, o que em iorubá se diz ilè nfè, expressão que deu origem ao nome da cidade de Ilê Ifé. Odùduà aí se estabeleceu, seguido pelos outros orixás, e tornou-se assim o rei da terra.

Quando Oxalá acordou não mais encontrou ao seu lado o "saco da criação". Despeitado, voltou a Olodumaré. Este, como castigo pela sua embriaguez, proibiu ao Grande Orixá, assim como aos outros de sua família, os orixás funfun, ou "orixás brancos", beber vinho de palma e mesmo usar azeite-de-dendê. Confiou-lhe, entretanto, como consolo, a tarefa de modelar no barro o corpo dos seres humanos, aos quais ele, Olodumaré, insuflaria a vida.

Por essa razão, Oxalá também é chamado de Alámòrere, o "proprietário da boa argila". Pôs-se a modelar o corpo dos homens, mas não levava muito a sério a proibição de beber vinho de palma e, nos dias em que se excedia, os homens saiam de suas mãos contrafeitas, deformadas, capengas, corcundas. Alguns, retirados do forno antes da hora, saíam mal cozidos e suas cores tornavam-se tristemente pálidas: eram os albinos. Todas as pessoas que entram nessas tristes categorias são-lhe consagradas e tornam-se adoradoras de Orixalá.

Mais tarde, quando Orixalá e Odùduà reencontraram-se, eles discutiram e se bateram com furor. A lembrança dessas discórdias é conservadas nas histórias de Ifá. As relações tempestuosas entre divindades podem ser consideradas como transposição ao domínio religioso de fatos históricos antigos. A rivalidade entre os deuses dessas lendas seria fabulação de fatos mais ou menos reais, concernentes à fundação da cidade de Ifé, tida como o "berço da civilização iorubá e do resto do mundo".

Características Positivas:

participativos e criativos. Vaidosos, bonitos e elegantes. Trabalhadores e com muita força de vontade.

Características Negativas:

Usam a falsidade como defesa, apressados, sarcásticos, mentirosos, fúteis, hipocondríacos, gostam de intrigas e fofocas; Lentos, meticulosos, reacionários e exclusivistas
Pai de todos os Orixá e mortais, Oxalá é o maior e mais respeitado Orixá nas Nações africanas, a paz e a harmonia espiritual são as características deste que é o Criador e Administrador do Universo.

Quando moço, se manifesta em seu Cavalo-de-Santo dançando como os outros Orixás, quando se apresenta em suas passagens velhas, chega se arrastando caminhando com dificuldade, muitas vezes fica parado no lugar esperando o auxílio de algum Orixá moço.

Pertence a Oxalá de Orumiláia a visão espiritual, como consequência o jogo de Búzios
Rezas

É de au au au babaichorô
Responder: E de auê babarumalé é de au
Eleoapecô o babá
Responder: Eoapecô orumalé
Elecapecô Iemanjá
Responder: Eoapecô orumalé
Aiolomina o anareo cori foribalé
Responder: Aiolomina o anareo cori foribalé
Aifiola aiofila ieiê babarumalé
Responder: Aifiola aiofila ieiê babarumalé
Eleomaquere quere quere eleomaquere de Orixá
Responder: Eleomaquere quere quere eleomaquere de Orixá
Ominina batia ominina balocum
Responder: Ominina batia ominina balocum
Oeliéu eléu eléu omiato babachorô
Responder: Oeliéu eléu eléu omiato babachorô
Oeléoao elédebabao
Responder: Oeléoao elédebabao
Eléoao elébabao
Responder: Eléoao elébabao
Oimanjá muque muquechê
Responder: Alao oo oo babá
Oxalá de oromiláia babaichorô oromiláia
Responder: Oxalá de oromiláia babaichorô oromiláia
Oxalá de oromiláia choro
Responder: Oxalá de oromiláia choro
Oxalá de oromiláia oromiláia choro
Responder: Oxalá de oromiláia oromiláia choro
Oibelerum belerum belerum Orixálá maleodô
Responder: Oibelerum belerum belerum Orixálá maleodô
Alafiolaê de babareuá
Responder: Alafiolaê de babareuá
Oxalá belerum
Responder: Quereremo fará
Oiquererema fára
Responder: Oiquererema fará
Oibabaribô Maconsé Oxalá Maconsé Babaribô Maconsé
Responder: Oibabaribô Maconsé Oxalá Maconsé Babaribô Maconsé
Sapadô Otirê
Responder: Farabodó
Oquenia pechoro oquenia pechoro ialaossimam ialaossimam pechorô
Responder: Oquenia pechoro oquenia pechoro ialaossimam ialaossimam pechorô
Inhéo oinhéo ao inhéo deoromiláia ilao
Responder: Inhéo oinhéo ao inhéo deoromiláia ilao
Oiumpepeo airá babachanirê olunfá airá
Responder: Oiumpepeo airá babachanirê olunfá airá
Colimo colimocum
Responder: Fararaiso colimocum fararaiso
Ieieo pavià ieieo paviá amassélo locum acoro ieiê paviá amasselo locum acoro
Responder: Ieieo paviá ieieo pavià amassélo locum acoro ieiê paviá amasselo locum acoro
Anajéo adupereo
Responder: Anajéo adupereo
Ebô ololofila Orixalá
Responder: Ebô ololofila Orixalá
Ebô babálofila Orixalá
Responder: Ebô babálofila Orixalá
Oxalá lerum oxalá lerum olofilo orixálá olofilo babá
Responder: Oxalá lerum oxalá lerum olofilo orixálá olofilo babá
Onimocum será onimocum será
Responder: Babaribô onimocum será

Jêje

Orixauene Bocum
Responder: Babaorixauene Bocum ló
Taluben talaufain taluben talaufaô
Responder: Taluben talaufain taluben talaufaô