Saudação: Cao Cabecile
Número: 06 e seus múltiplos
Cor: vermelho e branco
Guia: vermelha e branco
Oferendas: Amalá
Ferramentas:Balança,
machado de duas lâminas, livro, pilão, gamela
Dia: Terça-Feira
Aves: Galo Branco
Quatro-Pés: Carneiro Branco
Lendas:
Como personagem histórico, Xangô teria sido o terceiro Aláàfìn Òyó, "Rei de Oyó", filho de Oranian e Torosi, a filha de Elempê, rei dos tapás, aquele que havia firmado uma aliança com Oranian. Xangô cresceu no país de sua mãe, indo instalar-se, mais tarde, em Kòso (Kossô), onde os habitantes não o aceitaram por causa de seu caráter violento e imperioso; mas ele conseguiu, finalmente, impor-se pela força. Em seguida, acompanhado pelo seu povo, dirigiu-se para Oyó, onde estabeleceu um bairro que recebeu o nome de Kossô. Conservou, assim, seu título de Oba Kòso, que, com o passar do tempo, veio a fazer parte de seus oríkì.Dadá-Ajaká, filho mais velho de Oranian, irmão consangüíneo de Xangô reinava então em Oyó. Dadá é o nome dados pelos iorubás às crianças cujos cabelos cresciam em tufos que se frisam separadamente. "Ele amava as crianças, a beleza e as artes; de caráter calmo e pacífico... e não tinha a energia que um verdadeiro chefe dessa época". Xangô o destronou e Dadá-Ajaká exilou-se em Igboho, durante os sete anos de reinado de seu meio-irmão. Teve que se contentar, então, em usar uma coroa feita de búzios, chamada adé de baáyàni. Depois que Xangô deixou Oyó, Dadá-Ajaká voltou a reinar. Em contraste com a primeira vez, ele mostrou-se agora valente e guerreiro, voltou-se contra os parentes da família materna de Xangô, atacando os tapás.
Características Positivas:
personalidade forte, fala segura, atraentes, falantes, de gargalhada farta. Amantes fervorosos e insaciáveis, alegres, mas de grande responsabilidade e astúcia. Os filhos de Xangô Aganjú são grandes articuladores, fadados ao sucesso. Não são de muito movimento, mas chamam muita atenção pela sua vaidade.
Características Negativas:
Exigentes, são vingativos e não perdoam uma falha. Acham que só eles mesmo são capazes de realizar algo. Impiedosos, tem o prazer de fazer sofrer. Por falar demais não sabem guardar segredos.
O Orixá do fogo e do trovão, Senhor da Justiça, considerado um Orixá vaidoso, que gosta de festas e comemorações. Sua sensualidade atrai as mulheres de modo geral, na Mitologia dos Orixás, Xangô é casado com três mulheres: Oiá, Obá e Oxum.
Xangô é o quarto falafin de Oió, e viveu em 1450 A.C., destacando-se pela sua valentia e liderança. Garboso, Xangô é conhecido como o "Dono das mulheres"
Este Orixá é sempre lembrado, pelos fiéis do Batuque, em casos de difícil resolução e justiça, já que suas atitudes são sábias e rígidas.
Rezas
Ebêo maiô, ebêo maiô, acareuáia Xangô maiô, acareuáia godô maiô
Responder: Ebêo maiô, ebêo maiô, acareuáia Xangô maiô, acareuáia godô maiô
Alabataô cabecile adeô
Responder: Alabataô cabecile adeô
Oluor Ogum Nabor ibor eléfa Orixá oluor ogum nabor ibor eléfa Orixá
Responder: Oluor Ogum Nabor ibor eléfa Orixá oluor ogum nabor ibor eléfa Orixá
Aganjuéco minaué jenjé orum jenjé aganjuéco minaué jenjé ori Xangô
Responder: Aganjuéco minaué jenjé orum jenjé aganjuéco minaué jenjé ori Xangô
Ogodoci emiremi aganjú amiçaóra ogodoamam eremi Xangô aganjú amiçaóra
Responder: Ogodoci emiremi aganjú amiçaóra ogodoamam eremi Xangô aganjú amiçaóra
Aguntaô
Responder: Amiçaóra
Aladeum
Responder: Laúmquerê
Obomoré
Responder: Querequê obomaré querequê
Choro choro onigodô
Responder: Choro choro onigodô
Choro choro onigodô
Responder: Choro choro onigodô
Acumberi
Responder: Ara acumberi ara
Onipeni Xangô
Responder: Abado onipê oiabadô
Onipeni Iansã
Responder: Abado onipê oiabadô
Aganjuéco erepê
Responder: Aganjuéco saranhá
Saranhá acafamodé saranhá acafamodé
Responder: Oia badilê saranha acafamodé
Calulu calunudê
Responder: Anareum calunudê
Ogodo sala sala saô
Responder: Equeboreuá ogodo sala sala saô equeboreuá
Nagorô naguiachaoro
Responder: Ago iê iê
Omodibau
Responder: Lai lai omodibau aiê omodibau lai lai omodibau aiê
Lai lai guiachaoro
Responder: Lai lai guiachaoro
Cao cabelecile omochirê omodibau
Responder: Cao cabelecile omochirê omodibau
Caô
Responder: Cabecile
Acachachá Xangô loufine anixangô acachachá Xangô loufine anareuá
Responder: Aêeaêe a êeaêe
Calunudê calunudê é de cao cabecile aê é de agodô cabecile aê
Responder: Calunudê calunudê é de cao cabecile aê é de agodô cabecile aê
Iocundeô
Responder: Ara decum decum decá
Jêje
É de xangô baia oiá docô aganjú cabelecile é de xangô baia
Responder: É de xangô baia oiá docô aganjú cabelecile é de xangô baia
Responder: Baia quebaiaiô
Sobo undê
Responder: Acalum alarundê aê aê acalum alarundê
Ococundê
Responder: Acalum alarundê aê aê acalum alarundê
Axé dos Ibejis
Dioo dioo tala dibeije édioo tala dibeije édioo alarundeo
Responder: Dioo dioo tala dibeije édioo tala dibeije édioo alarundeo
Dioo dioo Xangô di beije é .dioo tala di beije é dioo
Responder: Dioo dioo Xangô di beije é .dioo tala di beije é dioo
Elecundiareo
Responder: É cundiareo Ogum ló
Oo oo obunlerundê diloque loua ajá ajá ocundê elecundiareo
Responder: Ocundiareo Ogum
Elecundiareo
Responder: É cundiareo Ogum ló
Babarumalé olufa
Responder: Babarumalé olufa
Tala di bedijo Xangò tala di bêdijo alareuá
Responder: Anibedijo
Alareuá
Responder: Anibedijo
Tala di bedi é di ouô tala di bedi é di ouô
Responder: Oia sençumalé tala dibedi é di ouô
Ubadê ubadê ubadê acorô
Responder: Dadá selé ubadê acorô
Açeçum sapatá eçulabaê
Responder: Açeçum sapatá eçulabaê
Eçulabaê eçulabaê
Responder: Açeçum sapatá eçulabaê
Alaium alaium arurebabá
Responder: Alauim alauim arurebabá
Orocundeô
Responder: Ara decum decum decá